Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Obesidade

Afinal, o que é obesidade?



           
            Eu não sei vocês, mas eu cresci com essa palavra me rondando: “cuidado, você está entrando na obesidade” ou “seu grau de obesidade é II”, mas afinal o que isso quer dizer, a partir de quando somos considerados obesos? A idéia deste post, é esclarecer essas dúvidas.
            Segundo a Wikipédia: “Obesidade é uma condição médica na qual se verifica acumulação de tecido adiposo em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou aumento dos problemas de saúde.”
            Apesar de o aumento do peso ser aparente, muitas vezes não damos conta do que está acontecendo com a nossa saúde, deixamos de nos cuidas, deixamos de nos olhar, sempre tem algo mais importante para fazer, ou é trabalho, hora extra, casa, filho, marido ou faculdade, e vamos ficando em 4º,5º,6º lugar... Este é o primeiro erro, para atingir a tão temida obesidade.
            Segundo erro, é não fazer um acompanhamento de saúde, com ginecologista, endócrino e nutricionista. Hoje, passando por tudo que passei, acho bem importante que passemos em uma nutricionista pelo menos 1 vez ao ano, para entender os alimentos, melhorar a sua saúde, melhorar imunidade e muitas outras coisas.
            O terceiro erro, que considero importante é o uso excessivo de calça legging, alguns vão me chamar de louca, mas eu digo por que, essa calça engana muito, ela estica geralmente a usamos com uma bata larguinha, até a bata apertar ou a calça estourar a costura, demora um tempo... Demora talvez o tempo de uns 10 a 15 kg a mais.


            E quando digo que nos deixamos de lado, que não percebemos a mudança com o corpo devido a roupa, sou a prova viva, rsrs, isso aconteceu comigo, logo depois que eu tive o Diogo, eu não pensava em mim, era tudo para ele e por ele, como eu não tinha ainda uma ajudante do lar, e nunca fui muito prendada, eu me atrapalhei muito com a casa, marido e agora um recém-nascido para cuidar, fui usando calça legging, bata solta, e quando resolvi comprar um short jeans, o número de 50 passou para 54 apertado!
            Também acredito que a solução não seja puramente matemática:

Atividade física + Alimentação saudável = Emagrecimento
Eu não estudei ainda, mas pretendo começar ano que vem, para entender melhor esse mundo de obesidade, que só tem crescido aqui no Brasil e fora dele. Mas acho que se fosse assim, essa matemática simples, ninguém estaria obeso. Cientificamente, algumas coisas já estão provadas que “ajudam” a pessoa atingir a obesidade... Por exemplo, um obeso, muitas vezes, não sente saciedade, isto não é apenas psicológico, há mudanças no corpo, com fundamento e explicação, o porque disso acontecer, falarei em outro post.
Na real, ninguém ou quase ninguém, é gordo porque quer, e muitas vezes a pessoa come saudável, a pessoa faz exercício, e ainda sim é gorda. Há muito mais na obesidade, do que imaginamos, e eu quero conhecer cada vez mais esse universo, para poder ajudar as pessoas, com a minha futura profissão.
No próximo post, falarei sobre IMC e Obesidade mórbida.


Beijos da Máh

Nenhum comentário:

Postar um comentário